Programação da V Itinerância do Curta o Gênero no Cariri

V Itinerância Curta o Gênero Cariri

Um Outro mundo ainda é possível! – arte e política para o bem viver

Um outro mundo é sim possível. Sem essa convicção, não haveria motivo para construirmos ano a ano o Curta o Gênero e suas itinerâncias que já passaram por inúmeras cidades cearenses, outros 09 estados brasileiros, outros três países sul americanos, um país na África (Cabo Verde) e um na Europa (Portugal). As itinerâncias no Cariri são sempre um capítulo especial para o Curta o Gênero. Essa já é nossa quinta passagem pela região e a segunda vez que realizamos a itinerância com a UFCA. Nessa itinerância serão cinco atividades que realizaremos no Cariri, o Seminário Gênero, Cultura e Mudança, a Mostra Audiovisual Internacional Curta o Gênero, a Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares, a Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero, e o Colorindo o Gênero. Essa itinerância afirma dois eixos que suleiam nossas práticas, a de que arte e política são dimensões inseparáveis da existência humana e de que para a construção de um outro mundo mais vivível é fundamental acolhermos e disseminarmos amorosamente aquelas perspectivas políticas e teóricas que contribuam para a consecução desse mundo imaginado. Assim é indispensável cotidianizar pensamentos e práticas feministas, descoloniais e anticapitalistas. Sejam todos, todes e todas muito bem-vindas.

Dia 11/03/2020

Noite , no Sesc Crato

17h30
Abertura das exposições Contrastes e Expressões de Gênero

Expressar pensamentos, interpretações ou simplesmente viver em contraste com a lógica conservadora, e muito frequentemente fundamentalista que tem movido muitos corações e mentes contemporaneamente, tem sido um desafio abraçado por quem tem coragem, por espíritos livres dedicados em fazer da vida uma experiência mais vivível. A VIII Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares e a III Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero são atos de coragem, de integração estético-política, de produção de outros sentidos e significados para além dos hegemônicos sobre gênero, sexualidades e suas interseccionalidades. É ainda, como não poderia deixar de ser, uma construção coletiva regada a inquietação, afeto e proposição.

Local: Galeria do Sesc Crato

18h
Mesa de abertura do Seminário Gênero, Cultura e Mudança Cariri (convidadas e convidados institucionais)

Local: Teatro Adalberto Vamozi – Sesc Crato

18h15
Lançamento do livro “Feminismos Descoloniais e Outros Escritos Feministas – Fábrica de Imagens (Orgs.:Christiane Ribeiro e Marcos Rocha) e do livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs” – Conselho Federal de Psicologia (Apresentação: Rayane Sales Nobre de Lima)

18h30 às 20h
Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero.

Os curtas-metragens que compõem nossa itinerância Cariri foram selecionados a partir das 76 produções exibidas na VIII Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero em 2019. Serão três sessões superpotentes, diversas, instigantes. Para quem puder conferir será uma pequena e intensa viagem que que nos convida a nos emocionar, nos indignar, sofrer, rir, chorar, nos apaixonar…

Sessão I: Canto, poesia e revolução.

Local: Sesc Crato

20h às 22h
Mesa 1 do Seminário Gênero, Cultura e Mudança Cariri

Tema: É preciso lançar mundos no mundo – fazeres estético-políticos produzindo outras subjetividades e sociabilidades

Debatedoras:
Fernanda Meireles (Fortaleza)
Valéria Lourenço (Rio de Janeiro)
Mediadora: Luciana Bessa (UFCA)

Proposta da mesa: a arte e a política são dimensões indissociáveis e se constituem como campos fundamentais para a construção de outros modos de existência. Eis porque propostas estético-políticas divergentes da norma conservadora patriarcal, racista, colonizada e neoliberal têm sido sistematicamente atacadas. A proposta da mesa de lançar mundos no mundo é, portanto, uma urgência para tornar nosso mundo mais vivível.

Local: Sesc Crato

Dia 12/03/2020

Manhã

Oficinas do Seminário Gênero, Cultura e Mudança

08h30 às 12h – 13h30 às 17h

Oficina de Zine

Facilitadora:
Fernanda Meireles
Local: EEEP Aderson Borges de Carvalho, Juazeiro do Norte/CE

Em que situação você se sentiu diferente da maioria? Foi bom? Foi ruim? Foi estranho? Partindo dessa pergunta vamos conversar e criar uma zine de bolso coletivamente em dois encontros. Diversidade, juventude, autonomia criativa e rede de comunicação são alguns dos temas que perpassam a feitura, multiplicação e montagem desta publicação que, ao final do processo, terá sua tiragem dividida entre participantes que se tornarão mensageiros, organizadores de um circuito comunicativo, horizontal e criticamente divertido.

08h30 às 12h – 13h30 às 17h
Oficina de Cartonera sertaneja: produção editorial artesanal

Facilitadora: Valéria Lourenço, Professora IFCE, Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão.
Local: EEM José Matias Sampaio, Brejo Santo / CE

A oficina é uma oportunidade de os/as participantes conhecerem um pouco mais sobre o universo das editoras cartoneras. Em seguida, haverá um momento de confecção de capas de livros em formato artesanal.

Tarde

Colorindo o Gênero Cariri

Colorindo o Gênero promove atividades integrativas para crianças possibilitando, com muita criatividade, leveza e de forma lúdica, a articulação entre gênero, direitos humanos, cidadania e infância. A ação envolve uma mostra audiovisual de curtas infantis que abordam
temáticas de raça, identidade, amizade, liberdade, auto estima, pertencimento, dentre outras, oficina de escrita criativa, brincadeiras como amarelinha africana e cama de gato, além de intervenções colaborativas em murais.

15h às 17h
Local: Escola Municipal Pedro Felício, Crato

Mostra Audiovisual Colorindo o Gênero
Oficina de Escrita – gênero, poéticas e resistências
Amarelinha africana / Cama de gato

Facilitação: Natália Pinheiro, Andrezza Queiroz

15h às 17h
Local: Escola de Ensino Fundamental Dom Quintino, Crato

Mostra Audiovisual Colorindo o Gênero
Poste poesia – democratização da leitura, novas narrativas e
territorialidades.
Amarelinha africana / Cama de gato

Facilitação: Luciana Bessa, Carlos Antonio, Paula Autran.

Noite

18h30 às 20h
Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero.

Sessão II: O que pode o corpo? Desejo, poder e política.
Local: Auditório Bárbara de Alencar, campus Juazeiro do Norte da UFCA

20h às 22h
Mesa 2 do Seminário Gênero, Cultura e Mudança Cariri:

Tema: Feminismos e outros campos contra-hegemônicos – diálogos e articulações frente às lógicas fundamentalista, colonial e neoliberal.

Debatedoras:
Verônica Isidório (Frente de Mulheres de Cariri)
Cláudia Rejane (URCA)
Marcos Rocha (Curta o Gênero / Fábrica de Imagens)
Local: Auditório Bárbara de Alencar, campus Juazeiro do Norte da UFCA

Proposta: a potência dos feminismos consiste na multiplicidade de interpretações e possibilidades de intervenção sobre o real que as diversas perspectivas feministas propõem. Mais ainda na possibilidade de diálogo e de construção coletiva entre elas.Todavia, essa mesa propõe algo mais. Produzir diálogos entre os feminismos e outros campos contra-hegemônicos para o enfrentamento da ordem socioeconômica vigente.

Dia 13/03/2020

Tarde

Colorindo o Gênero Cariri

15h às 17h
Local: Escola Integradora Pelusio Correia de Macedo, Juazeiro do Norte

Mostra Audiovisual Colorindo o Gênero
Virando o mundo de ponta cabeça – crianças construindo outros sentidos
Amarelinha africana / Cama de gato

Facilitação: Giordano Vale, Marta Regina, Paula Autran, Andrezza Queiroz

Noite

18h30 – 20h – Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero.

Sessão III: Paratodes.
Local: Sala de Video do RENASF/MPSF: Mestrado Profissional em Saúde da
Família, Campus Pimenta da URCA, Crato.

Realização:
Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero
UFCA – Procult
Coletivo Camaradas
Ponto de Cultura Outros Olhares

Apoio:
Sesc
Adufc
Sintufce
Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura